terça-feira, 19 de maio de 2020

Didática a favor da inclusão


 

 O que é Educação Inclusiva? Um Passo a Passo para a Inclusão Escolar

   A didática é a prática propriamente dita. A didática tem em sua essência, o oferecimento de formas variadas de ensinar e de compreender a construção do ensino- aprendizado. “É absolutamente correto afirmar que a integração da didática na formação docente mobiliza a inter-relação disciplinar para a reflexão sobre as atividades pedagógicas caracterizando-se como meditação entre os conhecimentos teóricos-científicos da área escolar (Manuel de Jesus Bastos,2017).

   A educação inclusiva é uma educação voltada para a cidadania global, plena e livre de preconceito de discriminação e que reconhece e valoriza as diferenças. A inclusão prevê a inserção escolar de forma radical, completa e sistemática. Todos os alunos, sem exceção, devem frequentar as salas de aula do ensino regular.

   No Brasil, a formação de professores e demais agentes educacionais ligados à educação segue ainda um modelo tradicional, inadequado para suprir as reivindicações em favor da educação inclusiva. No entanto, apesar das evidências claras a respeito da viabilidade e da potencialidade do ensino itinerante, não adianta apenas incluir os alunos especiais em classes regulares. É necessário mudar concepções preconceituosas a respeito do que seja educação inclusiva, bem como possibilitar aos professores regulares conhecimentos sobre essa proposta, já que a maioria não se sente preparada para receber esses alunos, como visto anteriormente.

   Todos ganham com a construção de um ambiente educacional inclusivo. “Nós não pensamos que o aluno que não é cego também precisa de informações sensoriais para compreender algumas coisas. Quando oferecemos isso, despertamos nas crianças várias percepções. O grupo inteiro vai aprender muito mais junto.”

  Os ganhos também beneficiam professores e toda a comunidade escolar, segundo a diretora Rosângela Fonsêca, da Escola Francisco Augusto Bacurau, no município de Rio Branco (AC). Em sua instituição, a inclusão é tratada como prioridade no projeto pedagógico da escola e frequentemente os funcionários se reúnem para discutir coletivamente ou participar de encontros de formação. “Nós percebemos uma grande diferença na escola, não só da parte dos funcionários, mas de toda a comunidade.”

 

referências:

https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/didatica-formacao-docente acessado dia 19 de maio de 2020 as 9h45.

https://institutoitard.com.br/o-que-e-educacao-inclusiva-um-passo-a-passo-para-a-inclusao-escolar/ acessado dia 19 de maio de 2020 as 9h56.

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602009000100010&script=sci_arttext&tlng=ES acessado dia 19 de maio de 2020 as 10h13 

https://porvir.org/educacao-inclusiva-e-educacao-para-todos/ acessado dia 19 de maio de 2020 as 10h18


Um comentário:

Avaliação intelectual.

A avaliação inclusiva deve estar atrelada à atenção diversificada, mediante a adaptação do currículo às diferenças características e necessi...