quarta-feira, 27 de maio de 2020

Recurso tátil

Sabemos que uma peça importante do aprendizado, principalmente nos anos iniciais, é o uso do concreto para a melhor compreensão do que está sendo ensinado. O uso de recursos táteis no ensino de crianças e até adolescentes,  com o uso da tecnologia, através de impressoras 3D e cortadoras a laser, podemos criar o imaginário das crianças, tudo o que elas criam podem ter vidas através do concreto (desenhos), como por exemplo, cidades, bairros para o ensino de geografia, D.N.A., cromossomos para o ensino de ciências, e muito mais.

As restrições para o desenvolvimento dos recursos táteis estão relacionadas às limitações dos equipamentos de prototipagem. Para figuras que necessitem representar o volume, o mais indicado é o uso da impressão 3D. Para formatos em que o alto relevo já permite o conhecimento através do tato, o indicado é a cortadora a laser, principalmente, por possibilitar material de baixo custo para a produção dos protótipos.

Protótipo de um cromossomo (Ciências)

              RECURSOS DIDÁTICOS TÁTEIS PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM DE ...

Protótipo de DNA (Ciências)

                 RECURSOS DIDÁTICOS TÁTEIS PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM DE ...

Maquete de cidade (para se trabalhar localização em Geografia)

 Saletto | Engenharia, Consultoria, Educação, Inovação | Saletto ...

Referência: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/148932/000953276.pdf?sequence=1 acessado em 27 de maio de 2020 as 12h25.


2 comentários:

  1. Muito bom... eu poderia puxar uma conversa aqui sobre o fato de ser ou não interessante a materialização de tudo...talvez para aqueles que não possam imaginar ou que não tenham referencial de imagem. Temo que a humanidade perca sua capacidade criativa e imaginativa ...
    Mas depois podemos conversar sobre isso, certo?
    Ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde José! Ótimos apontamentos! Como profissional da educação acretido que o uso de intrumentos tatés são ótimos recursos didáticos, ainda melhores com a ligação da criação imaginativa que as novas tecnologias nos proporciona, como o uso da impressora 3D. Ainda mais se pensarmos em deficiência visual.
    Atuar em prol de uma educação inclusiva, na atualidade, é atuar no
    sentido de tratar do direito e respeito ao outro. Incluir é oferecer mudanças
    para manifestação da subjetividade e não a simples readequação físicoespacial dos sujeitos. Deste modo, incluir que dizer romper com preconceitos e
    saber respeitar as diferença, sejam elas físicas, intelectuais, étnicas etc.,
    possibilitando que as pessoas não simplesmente tenham direito, mas também,
    tenham acesso e condições adequadas para participar dos diversos espaços
    sociais.

    Referência:

    MANOEL, Vanessa de A. et al. Recursos didáticos e tecnológicos da educação especial aplicados a EAD. 4º SEMINÁRIO NACIONAL DA ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, p. 1-10, 2006.

    ResponderExcluir

Avaliação intelectual.

A avaliação inclusiva deve estar atrelada à atenção diversificada, mediante a adaptação do currículo às diferenças características e necessi...