Sabemos que o tema ainda é
muito delicado por conter diversas fragilidades, como salas com muitos alunos,
ausência de funcionários e falta de formação docente específica voltada para
inclusão. Há necessidades que interferem de maneira significativa no processo
de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola, como
utilização de recursos e apoio especializado para garantir a aprendizagem de
todos. E é dentro deste cenário que a tecnologia assistiva pode contribuir para
auxiliar a atuação do professor dentro da sala de aula.
Tecnologia assistiva é uma
área do conhecimento interdisciplinar que engloba recursos, metodologias,
estratégias, práticas e serviços com objetivo de ampliar a participação de
pessoas com deficiência, mobilidade reduzida. Ela visa garantir autonomia,
independência, qualidade de vida e inclusão social da população com
deficiência.
Atualmente há uma série de
programas que facilitam a inclusão de alunos com deficiência, entre eles
podemos citar programas gratuitos, como o Teclado virtual, que pode ser
utilizado na tela do computador com auxílio de uma caneta especial para
estudantes com mobilidade reduzida. Já o Head mouse é um programa desenvolvido
para permitir que pessoa que não tem os movimentos dos braços possa usar o
computador e navegar pela internet sem ajuda de outras pessoas, sendo acionado
com um movimento e um piscar de olhos.
É importante que o
professor utilize os programas e verifique qual recurso potencializa a
aprendizagem do estudante.
Referencias:
https://novaescola.org.br/conteudo/12858/inclusao-voce-ja-ouviu-falar-em-tecnologias-assistivas?gclid=Cj0KCQjwlN32BRCCARIsADZ-J4tR9NY9YrfNk2lD62ElFJjoCPRv2R1ij64AWvS3TkHwqN-TCedO8EgaAg-OEALw_wcB
acessado em 03 de junho de 2020 as
13h44.
Muito boa postagem!
ResponderExcluirJustificar o texto...
ResponderExcluir