quarta-feira, 3 de junho de 2020

Tecnologia Assistiva: Tecnologia e Inclusão

Inclusão: você já ouviu falar em tecnologias assistivas?


  Sabemos que o tema ainda é muito delicado por conter diversas fragilidades, como salas com muitos alunos, ausência de funcionários e falta de formação docente específica voltada para inclusão. Há necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola, como utilização de recursos e apoio especializado para garantir a aprendizagem de todos. E é dentro deste cenário que a tecnologia assistiva pode contribuir para auxiliar a atuação do professor dentro da sala de aula.

  Tecnologia assistiva é uma área do conhecimento interdisciplinar que engloba recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços com objetivo de ampliar a participação de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida. Ela visa garantir autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social da população com deficiência.

  Atualmente há uma série de programas que facilitam a inclusão de alunos com deficiência, entre eles podemos citar programas gratuitos, como o Teclado virtual, que pode ser utilizado na tela do computador com auxílio de uma caneta especial para estudantes com mobilidade reduzida. Já o Head mouse é um programa desenvolvido para permitir que pessoa que não tem os movimentos dos braços possa usar o computador e navegar pela internet sem ajuda de outras pessoas, sendo acionado com um movimento e um piscar de olhos.

  É importante que o professor utilize os programas e verifique qual recurso potencializa a aprendizagem do estudante.

Referencias: https://novaescola.org.br/conteudo/12858/inclusao-voce-ja-ouviu-falar-em-tecnologias-assistivas?gclid=Cj0KCQjwlN32BRCCARIsADZ-J4tR9NY9YrfNk2lD62ElFJjoCPRv2R1ij64AWvS3TkHwqN-TCedO8EgaAg-OEALw_wcB acessado em 03 de junho de 2020 as  13h44.


2 comentários:

Avaliação intelectual.

A avaliação inclusiva deve estar atrelada à atenção diversificada, mediante a adaptação do currículo às diferenças características e necessi...