terça-feira, 16 de junho de 2020

Avaliação intelectual.

O que é deficiência intelectual?

A avaliação inclusiva deve estar atrelada à atenção diversificada, mediante a adaptação do currículo às diferenças características e necessidades educativas de cada educando.

Se o aluno possuir algum déficit cognitivo, incluir seria diminuir o nível de abstração. Isso significa utilizar ilustrações ao invés de texto simplesmente. Ou ainda utilizar objetos concretos. Se queremos que o aluno identifique qual das formas geométricas é um quadrado, ao invés de apenas desenhar na folha, podemos oferecer os objetos concretos que foram utilizados durante as aulas, onde o aluno associou o objeto do quadrado com a palavra “quadrado”. Assim, diminuímos o obstáculo da interpretação e da abstração e focamos apenas no conteúdo que queremos avaliar.

A avaliação para essa deficiência, seria uma avaliação formativa que acompanharia os alunos durante todo o processo de aprendizagem. No caso cada passo que o aluno der no seu processo de ensino-aprendizado, deve ser mediado pelo professor mediador, portanto, a avaliação além de ser formativa, ela também vai ser mediadora e emancipatória, pois além de acompanhar o processo devemos levar os alunos a autonomia e por isso essas avaliações deve estar sempre presente.

referencias:https://institutoitard.com.br/avaliacao-inclusiva-como-avaliar-um-aluno-com-deficiencia-ou-dificuldades-de-aprendizagem/

quarta-feira, 10 de junho de 2020

"QUEM É O VERDADEIRO DEFICIENTE AFINAL?!?"

Falta estrutura nas agências da Caixa para receber PCDs ...
Esta charge demonstra uma realidade muito comum na vida dos deficientes, a falta de infraestrutura na maioria das empresas é uma grande barreira para a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. A constituição Federal de 1988 diz no artigo 205, que a educação é direito de todos, por tanto para os deficientes também, e isso já é uma luta que travamos diariamente, e a constituição ainda continua dizendo que essa educação é voltada para o pleno exercício da cidadania e a qualificação para o mercado de trabalho, mas como qualificamos os alunos, se as empresas não estão preparadas para o ingresso deles? No capítulo VII da constituição no artigo 37 garante a reserva de vagas para os deficientes nos órgãos públicos, mas nem sempre essas leis são fiscalizadas corretamentes, pois a cultura de que os deficientes não têm capacidade para trabalhar e de que eles devem viver a base do assistencialismo, ainda é muito forte na sociedade atual. Devemos pensar em quem realmente são os deficientes nessa sociedades excludente em vários aspectos.

referencias: jusbrasil.com.br

LEI N.º 10.436 de 24 de abril de 2002

LIBRAS- LUGARES | Linguagem de sinais, Lingua de sinais, Sinais ...

Art. 1º É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados. Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Esta lei garante que os deficientes auditivos tenham um meio de comunicação, e o direito educativo que a lei deve garantir, é  os professores especializados em LIBRAS para os alunos dentro da escola, mas é uma questão que não se é encontrado na realidade das escolas brasileiras, onde falta, não somente professores qualificados, mas tambem recursos especificos para eles.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Maior Que as Muralhas- Fresno

Fresno lança clipe 'Maior que as muralhas' com atletas ...

A música Maior Que As Muralhas, foi lançada no ano de 2012, no álbum Infinito, da banda Fresno. A música retrata um grande empecilho quando se trata em inclusão, as barreiras que a sociedade impõe sobre todos, seja as pessoas com deficiência ou as pessoas que são diferentes do padrão aceito pela sociedade atual. O clipe retrata atletas paraolímpicos, que são atletas com deficiências físicas e até mentais. Retratada essas barreiras que na música é colocada como muralhas, pois sabemos que essas barreiras são gigantes. Como a música diz: “Chegou a hora de ser maior que as muralhas, tentarão me prender em vão. A gente pode crescer perdendo a batalha, não deixe a vida escorrer das mãos. Palavras são armas e estão apontadas pro peito de quem tentar me impedir.”


Link do clipe: https://www.youtube.com/watch?v=eAaNEMJeC7U

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Tecnologia Assistiva: Tecnologia e Inclusão

Inclusão: você já ouviu falar em tecnologias assistivas?


  Sabemos que o tema ainda é muito delicado por conter diversas fragilidades, como salas com muitos alunos, ausência de funcionários e falta de formação docente específica voltada para inclusão. Há necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola, como utilização de recursos e apoio especializado para garantir a aprendizagem de todos. E é dentro deste cenário que a tecnologia assistiva pode contribuir para auxiliar a atuação do professor dentro da sala de aula.

  Tecnologia assistiva é uma área do conhecimento interdisciplinar que engloba recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços com objetivo de ampliar a participação de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida. Ela visa garantir autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social da população com deficiência.

  Atualmente há uma série de programas que facilitam a inclusão de alunos com deficiência, entre eles podemos citar programas gratuitos, como o Teclado virtual, que pode ser utilizado na tela do computador com auxílio de uma caneta especial para estudantes com mobilidade reduzida. Já o Head mouse é um programa desenvolvido para permitir que pessoa que não tem os movimentos dos braços possa usar o computador e navegar pela internet sem ajuda de outras pessoas, sendo acionado com um movimento e um piscar de olhos.

  É importante que o professor utilize os programas e verifique qual recurso potencializa a aprendizagem do estudante.

Referencias: https://novaescola.org.br/conteudo/12858/inclusao-voce-ja-ouviu-falar-em-tecnologias-assistivas?gclid=Cj0KCQjwlN32BRCCARIsADZ-J4tR9NY9YrfNk2lD62ElFJjoCPRv2R1ij64AWvS3TkHwqN-TCedO8EgaAg-OEALw_wcB acessado em 03 de junho de 2020 as  13h44.


Avaliação intelectual.

A avaliação inclusiva deve estar atrelada à atenção diversificada, mediante a adaptação do currículo às diferenças características e necessi...