quarta-feira, 10 de junho de 2020

"QUEM É O VERDADEIRO DEFICIENTE AFINAL?!?"

Falta estrutura nas agências da Caixa para receber PCDs ...
Esta charge demonstra uma realidade muito comum na vida dos deficientes, a falta de infraestrutura na maioria das empresas é uma grande barreira para a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. A constituição Federal de 1988 diz no artigo 205, que a educação é direito de todos, por tanto para os deficientes também, e isso já é uma luta que travamos diariamente, e a constituição ainda continua dizendo que essa educação é voltada para o pleno exercício da cidadania e a qualificação para o mercado de trabalho, mas como qualificamos os alunos, se as empresas não estão preparadas para o ingresso deles? No capítulo VII da constituição no artigo 37 garante a reserva de vagas para os deficientes nos órgãos públicos, mas nem sempre essas leis são fiscalizadas corretamentes, pois a cultura de que os deficientes não têm capacidade para trabalhar e de que eles devem viver a base do assistencialismo, ainda é muito forte na sociedade atual. Devemos pensar em quem realmente são os deficientes nessa sociedades excludente em vários aspectos.

referencias: jusbrasil.com.br

3 comentários:

  1. Bom posicionamento José! No início do texto você menciona a falta de infraestrutura como uma grande barreira para inclusão no mercado de trabalho, mas acho que uma das maiores barreiras ainda é o preconceito, e o julgo de incapacidade que os deficientes sofrem. No caso como poderíamos diminuir drasticamente esse preconceito, não só no mercado de trabalho mas sim em toda sociedade?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. óla Geovana, creio eu que tudo está atrelado a ideia de inclusão, não podemos pensar que uma barreira é maior que a outra, devemos entender que tudo está ligado, e que todos devem sempre ser lembrados. A respeito da diminuição do preconceito, acredito que tudo começa na base e a base é a educação, nós como professores, somos transmissores de conhecimento e ao mesmo tempo tornamos os alunos transmissores também. E isso é perpassado em casa, na rua e em todos os lugares em que esses alunos estiverem. Essa é a real transmissão de conhecimento.
    Obrigado pela pergunta.
    Espero te-lá respondido!

    ResponderExcluir

Avaliação intelectual.

A avaliação inclusiva deve estar atrelada à atenção diversificada, mediante a adaptação do currículo às diferenças características e necessi...